Equilíbrio
Na corrida a fase de duplo apoio (os pés apoiados no piso) é muito pequena ou está ausente o que requer estabilidade tanto para manter o apoio no solo como para estar com os dois pés no ar.
Agilidade
Para acelerar e desacelerar durante a corrida.
Força e potencia muscular
Como muitos grupos musculares se contraem rapidamente com grande força, durante a corrida, essas contrações precisam ser rápidas e precisas para impulsionar o corpo para frente e realizar passos largos. Se pensamos em regiões como o tronco, encontramos aumentos na rotação da pélvis e da coluna durante cada passo, o que requer altos níveis de força muscular e estabilidade para garantir a mobilidade das pernas e também dos braços.
Amplitude articular de movimento normal
A maior parte das articulações se movem em amplitudes extremas, por exemplo: a articulação do joelho está quase estendida quando se apóia o calcanhar, a articulação do quadril, estendida por completo quando apoiamos os dedos para tirar o pé e levá-lo para frente... A ferramenta para manter a amplitude de movimento articular é a flexibilidade.
Velocidade
Para incrementar os passos por minuto durante a corrida.
Recomendações:
Imaginemos as capacidades citadas como uma pirâmide, onde o equilíbrio está na base e as restantes, faixa por faixa, ficam acima até chegar ao topo e alcançar o objetivo: ser mais rápido. Para ti, que quer atingir este objetivo, é importante a assessoria de um profissional que estruture um programa de treinamento baseado em tuas necessidades. Todos podemos correr, assessore-se e treine inteligentemente.
http://diariocorridas.blogspot.com.br/
Fonte: Guía Correr + running - 130 Preguntas que todo corredor debe saber
Nenhum comentário:
Postar um comentário